sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Mengão Robin Hood


Ainda estou recém me recuperando de nossa decepcionante e vexatória derrota para João-Barueri-Ninguém na quarta-feira. O Mengão mais uma vez tira dos ricos pra dar pros pobres, como fazia o lendário herói inglês


Fora a natural ducha de água fria que nos trouxe de volta pra nossa realidade de humildes postulantes à uma vaguinha na Liberta-2010, o que mais me incomodou e irritou foram algumas declarações pós-micão.


O contemporizador genial:
"Uma hora perderíamos. Lógico que é pouco para o Flamengo, mas pelo que o time fez neste campeonato estou orgulhoso do nosso grupo."    Bruno, goleiro do Mengo e poeta.


O entrevistado sincero:
"O Cruzeiro nos deu essa gratificação, mas independentemente desse dinheiro do Cruzeiro, a gente entra para vencer."   Val Baiano, artilheiro do Barueri. 


É minha gente rubro-negra... 
Ainda não descobri o que é mais duro de aturar: esse tipo de derrotinha safada ou ser obrigado a ouvir entrevistas como essas aí... 


Sobre o jogo, o que me chamou mais a atenção na fatídica partida de quarta foi a atitude de nosso time. Como pode um time que brigava por título, que estava invicto a 10 partidas, que tinha o apoio maciço da torcida e que enfrentava um adversário inexpressivo e sem nenhuma aspiração no campeonato, jogar uma partida tão desprezível? O Flamengo não se impôs como deveria e por isso permitiu que o Barueri equilibrasse o jogo no primeiro tempo. Tomou um gol por desatenção nos finalmentes do primeiro tempo e complicou de vez sua vida. O segundo tempo conseguiu ser ainda mais desagradávael: um Fla inofensivo e desorganizado, que se expôs a voltar pro Rio com uma sacolada de gols no lombo. 2x0 saiu muito barato. Não tomamos mais gols, porque Bruno fez com as mãos algo que não tem a menor habilidade para fazer com o cérebro.


Reveja as defesaças de Bruno nos melhores momentos da pelada. 


Depois do jogo, nosso goleiraço deu entrevista e disse que uma hora o Flamengo perderia. Isso é fato. Mas o que ele parece ter esquecido é que existem duas maneiras de se perder um jogo: 1) queimando o filme, como fez o Flamengo; ou 2) jogando bem, tomando a iniciativa do jogo o tempo inteiro, partindo pra cima, jogando com a concentração e a dedicação que o momento pedia. Jogando da segunda maneira, também se perde. Porém nesse caso, perde-se muito mais por mérito e/ou sorte do oponente, que por demérito próprio.


E tem mais. Um time que deseja ser campeão não pode se dar o luxo de pensar que uma hora perderá. Perder é consequência do jogo e não um hábito. "Uma hora perderíamos." Essa me deixou muito puto. Então por que não deixaram pra perder jogando de igual pra igual contra o Galo, que é adversário direto, no Mineirão lotado??? Perder um jogo que não poderíamos perder, jogando do jeito que jogamos e depois dar um entrevistinha sem noção dessa é duro de engolir, viu?


Como todo mundo sabe: ser Flamengo não é pra qualquer um. Pra testar os nervos de aço ainda tivemos que ouvir o genial Val Baiano dizer após a partida que alguns desclassificados de algum outro timeco estavam dando grana pros caras nos tirarem ponto!! 


Disso aí me recuso a falar mais. O que ainda quero falar é que num campeonato em que todos os candidatos à qualquer coisa (fuga do rebaixamento, Sul-America, Libertadores e Título), não se cansam de peidar e se complicar, tudo é possível. Portanto, que a nossa moral e que nosso time se recuperem o mais rápido possível desse revés! Não há mais tempo pra chororô - até porque isso é coisa de botafoguense. Amanhã, a vitória contra o Santos no Maraca é mais que obrigação e isso não é novidade pra nenhum flamenguista. Ter que vencer faz parte do DNA do nosso gigante Mengão e sábadão será apenas mais um desafio que nos separa da glória que tanto merecemos.


Mengão Sempre

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Sai do Chão, Sai do Chão, A Torcida do Mengão


Depois das grandes vitórias sobre a bambizada e o porquinho, tá difícil de conter a ansiedade por nossa próxima peleja. 


A pedra da vez no nosso caminho será o clássico Botafogo x Flamengo, com mando de campo do foguinho, que optou por realizar a partida no estádio do Engenhão.


Acho que esse jogo vai ser ainda mais difícil do que foram os 2 últimos e explico porquê aqui embaixo:
  • Primeiro, é um clássico e como todos já sabem: clássico é clássico;
  • Segundo, somos o mais invejado, mais vitorioso e maior rival de todos os times do Rio, por isso os caras sempre tomam uma dose extra de motivação quando vão nos enfrentar;
  • Terceiro, nossos rivaizinhos estaduais normalmente têm como sua maior fonte de alegria e destaque na temporada, atrapalhar nossos projetos ambiciosos (Libertadores, títulos, etc). Visto que esses timecos sem tradição e torcida não têm capacidade de aspirar a nada maior;
  • Quarto, os caras por pura incompentência conseguiram vir pra esse jogo com a corda no pescoço apertando mais forte ainda;
  • Quinto e último lugar, ambos os times TÊM que vencer. O Mengo, pra manter-se como canditato ao título e o foguinho pra manter-se na 1ª divisão.
Por tudo isso acho que vai ser jogão de bola. 
Analisando as circunstâncias em que acontecerá esse jogo, rolam alguns prós e alguns contras. Vamos à eles:
Prós: os caras já vêm desgastados da viagem à Assunção e da pedreira que encararam por lá. Mesmo tendo poupado alguns jogadores, acredito que isso reflete na condição física e na emocional dos caras. Fora o desgaste da viagem, os timecos que brigam lá embaixo já têm naturalmente o emocional mais fragilizado, devido a toda pressão que estão submetidos em seu dia-a-dia. Esses são pontos que podemos utilizar em nosso favor se - claro - nossos guerreiros entrarem concentrados e com muito gás.
Contras: nossos rotineiros desfalques por supensão e contusão: Angelim e Willians suspensos; Daivid, Éverton e Álvaro são os jogadores contundidos mais recentes.


Analisando time à time, acho o time do chorôrô perigoso e com condições de nos atrapalhar sim. Apesar da posição na tabela, eles têm alguns bons jogadores: o ex-rubro-negro Reinaldo joga muito (Ainda bem que tá meio baleado). Victor Simões, André Lima e Lúcio Flavio também sabem jogar.
O Mengo, apesar dos desfalques já citados , ainda assim se vem forte. No lugar do Angelim, Andrade deve ir de Fabrício, que recém voltou da Copa do Mundo Sub-20 e também joga pela esquerda. Na vaga do Willians, deve entrar Lenon ou Fierro. Na minha opinião, todos boas opções. Independente dos desfalques nosso trio de ferro estará em campo: Imperador, Pet e Zé Boteco. E a simples presença desses 3 caras no jogo, já é razão mais que suficiente pra sentarmos na frente da TV no domingo cheios de esperança e fé em mais 1 vitória do Mengão. (Seria a 3ª consecutiva).


Nessa parada, sou muito mais o Mengão. 1x0 já é goleada. Quero os 3 pontinhos em nossa conta pra seguirmos no encalço dos times da frente e, de brinde, mantermos o foguinho no lugar que ele tanto tem feito por merecer.


Avante Mengão!!!


Saudações Rubro-Negras.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

vitória 3x3 Mengão


Não pude assistir ao jogo todo ontem, pois estava na aula. Ouvi o finzinho do 1º tempo no rádio enquanto dirigia pra casa (o jogo já estava 2x2) e um flamenguista baiano participou da transmissão da rádio Globo dizendo que o Flamengo estava nota 10, mas que havia caído de produção. Eram cerca de 35 minutos de jogo no 1º tempo. 


Inicialmente, fiquei puto porque o Mengo vinha de nada mais, nada menos que 6 jogos sem sofrer gols e já havia levado 2 até então. Segundo, porque o jogo de ontem parecia mais um daqueles jogos do velho e nada confiável Flamengo de muitos jogos atrás. Notem que estivemos na frente no placar 2 vezes e sofremos o empate em ambas e levamos gol de escanteio. Comportamento típico de timinho safado que não está afim de ir pra Liberta ano que vem.


Quando cheguei em casa, o jogo estava no intervalo e tínhamos levado mais 1 gol. Assisti aos melhores momentos e depois retornei pra fazer aquela fé por no mínimo um empatezinho. O jogo se arrastava com o vitória dando bico pra tudo que é lado, parando o jogo com faltas, fazendo cera sempre que tinha oportunidade e, vejam só, contando com a desprezível ajuda de seus gandulas, que sumiam com as bolas. Parece coisa de Viceíno...
Em todo o 2º tempo o Mengo tentou pressionar, mas pouco criou. Felizmente o time controlou bem as poucas tentativas de contra-ataque do vitória. Tivemos uma grande oportunidade em uma falta magistralmente batida por nosso eterno Pet, mas o goleiro deles estava em grande noite e espalmaou para escanteio.


Finalmente, aos 45 quase 46 minutos empatamos em bela jogada de Bruno Mezenga, Juan e conclusão de Zé Roberto (o cara tá jogando muito!). Mezenga dominou e girou já lançando milimetricamente Juan que entrava pelo lado esquerdo da grande área. Juan escorou de primeira em direção à pequena área, onde Zé apareceu pra empurrar pro gol e calar a baiana que torce pro genérico de lá. Golaço do Fla e explosão da nossa torcida presente em grande número no Barradão. Empate decretado.


No fim das contas o empate foi um bom resultado, pois caminhávamos para um amarga derrota e o vitória vinha sendo um anfitrião casca-grossa nesse 2º turno (vide as derrotas de Inter e Palmeiras lá). De todo jeito nos mantivemos vivos na briga pra chegar ao G4. Tenho certeza que seremos no mínimo 40 mil no Maraca empurrando nossos 11 guerreiros contra a bambizada. Que venha o são paulo e avante Mengão!!!


SRN